segunda-feira, 28 de março de 2011

Verride, Vila Nova da Barca e Abrunheira - O suplício das obras suspensas!

Intervenção da Vereadora do PS, Paula Rama


Intervenção do PS para a Reunião de Câmara de 28 de Março de 2011 – Obras de saneamento nas freguesias de Verride, Abrunheira e Vila Nova da Barca



Os vereadores do partido Socialista após terem recebido diversas manifestações de desagrado sobre a forma como estão a decorrer as obras de saneamento nas freguesias de Verride, Abrunheira e Vila Nova da Barca acederam às solicitações de vários residentes nas referidas freguesias para aí se deslocarem e se inteirarem do estado em que se encontram as vias que foram objecto de intervenção.
Aí se deslocando constataram o seguinte:

Freguesia de Verride:
Na freguesia de Verride a rua das covas encontra-se em terra batida e sem piso o que faz que quando chove a terra seja arrastada e entre casa adentro que se localiza no entroncamento com a rua da filarmónica, que de resto também se encontra completamente intransitável.


Freguesia da Abrunheira:
Na freguesia da Abrunheira encontra-se em péssimo estado a estrada que liga Verride á Abrunheira, tendo o pavimento cedido na zona onde foi feita a intervenção para aplicação dos tubos de saneamento.
Encontram-se por acabar as obras e asfaltar os seguintes arruamentos: Rua da Fonte Nova, Rua da Casa do Povo, Praça Dr. José Regalão, Rua Nossa Sra. Da Conceição, Rua Quelha e Largo do Cruzeiro.
Em Presalves, o mesmo sucede com a Quinta do Outeiro e a Rua Nossa Sra. do Rosário.


Freguesia de Vila Nova da Barca:
Na freguesia de Vila Nova da Barca a rua da Carreira encontra-se também em péssimo estado de circulação.




Esta situação encontra-se a causar grande transtorno às pessoas impedindo-as de circular normalmente no dia-a-dia e para quem ali mora vê a sua casa permanentemente suja de pó, não conseguindo usufruir normalmente da sua habitação.


Face a tal estado de coisas os Vereadores do PS são da opinião que as obras de saneamento que estão a ser levadas a cabo são necessárias e indispensáveis, mas que neste momento aparentam estar paradas, pois desde do passado mês de Dezembro de 2010 que não estão a ser levados a cabo nenhum tipo de trabalhos e não há vestígios de que os trabalhos irão prosseguir até porque o estaleiro também aparenta estar abandonado.


Assim pretendemos saber:
- Quais os motivos das obras estarem paradas?
- Há algum erro técnico?
- Há algum incumprimento contratual?
- Há algum outro problema?
- Estão as empresas a quem foram adjudicadas as obras em dificuldades económicas?


Independentemente da resposta a estas questões é entendimento dos Vereadores do PS que o que quer que se esteja a passar deve ser comunicado às populações porque estas merecem e tem direito a uma explicação por parte da Câmara Municipal, para esta situação com que têm de lidar no dia-a-dia.







Em resposta a esta intervenção, o senhor Presidente da CM, informou que estas obras estão ainda entregues aos respectivos empreiteiros, sendo por isso da sua responsabilidade a actual situação, alertando que as mesmas foram suspensas por causa das condições climatéricas. Mais informou que o empréstimo de curto prazo, nesta data aprovado por maioria, também se destina a proceder ao pagamento destas e de outras obras, pelo que, pensa estar tudo de novo reactivado a partir de Abril.
Segundo ele, estes sacrifícios decorrem como consequência normal deste tipo de obras, pois não se pode ter "Sol na eira e chuva no nabal", referindo-se à grande utilidade e mais valia das obras de saneamento para as freguesias!

Sem comentários:

Enviar um comentário