terça-feira, 30 de novembro de 2010

Limpeza na Carapinheira (no Correio da Manhã)


O Agrupamento de Escuteiros 1207, da Carapinheira (em Montemor-o-Velho) promoveram uma acção ambiental. Deitaram mãos à obra, limparam e recolheram lixo em vários locais da freguesia.

Unaninidade em Montemor-o-Velho, entre o PSD/PP e PS, contra o PROT-C

Ontem, 29/11/2010, em reunião de Câmara, tanto o Presidente da CM, como os vereadores da oposição, deram parecer negativo ao Plano Regional do Ordenamento do Território - Centro, actualmente em discussão pública, denunciando as suas ostensivas debilidades e lacunas, tanto em relação ao concelho, como na região. Definitivamente este instrumento de ordenamento do território não valoriza o Baixo Mondego e reafirma a perda de importância de Coimbra, arrastando consigo os concelhos limítrofes.
Foi igualmente aprovado um novo modelo de organização funcional para a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que permitirá no futuro, uma melhor prestação de serviços, na perspectiva do atendimento mais eficaz e efectivo do cidadão, com recurso a soluções modernas e inovadoras. Foi dado um novo relevo e prioridade ao sector da cultura, educação e do desporto.


No Jornal As Beiras


domingo, 28 de novembro de 2010

sábado, 27 de novembro de 2010

22º Aniversário da LACAM

Em mais um Aniversário da LACAM, o seu mais recente grupo de cantares, com as tradicionais "Tricanas" da Carapinheira.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Relembrando - "Peregrinações" nas ruas de Montemor-o-Velho

Relembrando um excelente trabalho teatral feito em Montemor-o-Velho para comemorar Fernão Mendes Pinto...


Na RTPn (carregue no link)


Artes & Espectáculos - "Peregrinações" nas ruas de Montemor-o-Velho - RTP Noticias, Vídeo

Tribunal de Contas reprova contas da CM de Montemor-o-Velho

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, nos anos de 2006 e 2007 excedeu o limite de endividamento em 5,2 milhões de euros e 7,6 milhões de euros, respectivamente, para além de algumas irregularidades, cometidas nomeadamente, o empolamento das receitas expectáveis, para contrair despesa que nunca seria coberta pela receita,  detectadas pelo Tribunal de Contas em relatório recentemente emitido. Relembre-se que os vereadores do PS sempre votaram contra as contas apresentadas pela maioria PSD/PP, e já ao tempo denunciavam este endividamento excessivo e preocupante da CM de Montemor-o-Velho.
Relembre-se que esta situação implica a imediata redução das receitas transferidas do Estado para a CM, a que acrescerão as recentes reduções na receita das autarquias determinadas pelo Governo neste orçamento de 2010 e PEC.
De nada valem as meras operações de cosmética na redução da despesa recentemente anunciadas para os Jornais publicarem notícias de uma eventual postura de vanguarda da CM em relação ao combate à actual crise económica portuguesa e internacional... É PRECISO ENCARAR O PROBLEMA DE FORMA MAIS SÉRIA E RESPONSÁVEL!
A crise financeira da CM de Montemor-o-Velho é muito anterior, nada tem a ver com a crise nacional e internacional em que vivemos, e estas medidas anunciadas não são voluntárias, mas impostas e incontornáveis... O actual executivo está obrigado pela Tutela a  fazer cortes na despesa... 
Lamenta-se é que quem vai pagar, desde já,  a crise financeira da CM de Montemor-o-Velho, sejam aqueles que mais precisam das verbas que lhe vão ser negadas e que mais trabalho fazem pelas comunidades em que se inserem... Juntas de Freguesia, Bombeiros, Associações e Instituições ligadas à área social...  Os Munícipes anónimos deste concelho!

A VERDADE TARDA, MAS NÃO DEIXA DE NOS VISITAR QUANDO MENOS SE ESPERA!

Os Munícipes de Montemor-o-Velho vão ser ainda mais penalizados que o resto dos portugueses!



Diário das Beiras
http://www.asbeiras.pt/2010/11/vereadores-executivos-de-montemor-notificados-pelo-tribunal-de-contas/

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Europaradise -- Montemor-o-Velho




Um belo trabalho da Prof. Anabela Roxo, do Instituto Miguel Torga, Laboratório de Jornalismo Televisivo, sobre um empreendimento, tristemente esquecido por todos, não fora, a persistência, teimosia e dedicação dos seus proprietários, Montemor-o-Velho não tinha este parque que tantas alegrias e diversão dá às nossas crianças!
Um local de visita obrigatória em Montemor-o-Velho... No próximo fim de semana, com a família

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vereadores do PS - Reclamam estudo independente em Pereira

Ontem, dia 22/11/2010, em reunião na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, os vereadores do PS, perante a apresentação do relatório preliminar do ITeCons, sobre o acidente ou evento ocorrido na Urbanização da Quinta de S. Luís, em Pereira, na primeira semana de Novembro, entenderam que as conclusões do mesmo, ainda que preliminares, eram insuficientes, mostrando a sua insatisfação perante o mesmo.  Reclamaram então, da necessidade de um estudo feito por outra entidade, porquanto, se numa anterior reunião de Câmara tinham concordado com a contratação dos ITeCons, por parte da autarquia, nesta data, sabendo que tal entidade já tinha sido previamente contratada pelo dono da obra onde se realizou a escavação, entendem, por razões óbvias, que os residentes da Quinta de S. Luís e os habitantes vizinhos da referida urbanização, dos maiores contribuintes para as finanças municipais, merecem que seja contratada uma entidade independente, tal como o LNEC para se averiguar das causas do referido acidente ou deslocamento de solos.
Mais esclareceram que a presente posição nada tem a ver com a actuação da CM após o conhecimento do dito acidente, em particular nada têm a apontar à actuação do Presidente da CM, enquanto responsável máximo concelhio da protecção civil, concordando com os termos e conteúdo da Declaração da Situação de Alerta emitida e de que estava a ser dada conhecimento ao executivo. 
O Presidente da CM de Montemor-o-Velho, esclareceu que a autarquia, nada mais irá fazer, para além das medidas já tomadas, assegurando ainda, o acompanhamento necessário e adequado à situação e que tal estudo independente deverá ser contratado pelos moradores afectados.

Artigo no jornal As Beiras:
http://www.asbeiras.pt/2010/11/oposicao-de-montemor-defende-intervencao-do-lnec-em-pereira/

Artigo no jornal Público

http://www.publico.pt/Local/relatorio-sobre-desmoronamento-de-predios-em-montemorovelho-inconclusivo_1466408

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O futuro à maneira grega

Achei muito interessante ... E decidi partilhar com todos... Os que querem ser portugueses e não gregos!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Festa da Juventude Socialista em Pereira


No passado dia 06/11/2010, o Secretariado da Juventude Socialista, liderado por Cláudio Dias, promoveu a Festa da Juventude de 2010, com várias actividades lúdicas e ainda um debate, subordinado ao tema "Empreendedorismo Jovem", que contou com a presença do Eng. João Dinis,  (empresário e consultor) , José Charro (mestre em desporto e empresário), Mário Ruivo (Presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS), Mário Paiva (Representante do Secretariado Distrital da JS Coimbra) e de Emílio Torrão (Presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Montemor-o-Velho), salientando-se a elevada qualidade de todas as intervenções, que em conjunto com as demais actividades, elevaram o evento para um patamar de excelência, que muito dignifica a actividade política dos Jovens Socialistas do concelho, afirmando a capacidade de iniciativa da JS local e ainda, demonstra inequivocamente, a sua capacidade de manter uma agenda política autónoma, com actividades formativas para os jovens do concelho. Por certo,  os estímulos e informações que as intervenções dos intervenientes pretenderam transmitir, irão dar os seus devidos frutos no futuro, sendo esse o caminho e o exemplo a seguir para as futuras actividades políticas destas organizações políticas de juventude.
Destaque também, para a presença de inúmeras jovens mulheres socialistas e pelo grande desempenho da Diana Andrade na organização do evento.