terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vereadores do PS - Reclamam estudo independente em Pereira

Ontem, dia 22/11/2010, em reunião na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, os vereadores do PS, perante a apresentação do relatório preliminar do ITeCons, sobre o acidente ou evento ocorrido na Urbanização da Quinta de S. Luís, em Pereira, na primeira semana de Novembro, entenderam que as conclusões do mesmo, ainda que preliminares, eram insuficientes, mostrando a sua insatisfação perante o mesmo.  Reclamaram então, da necessidade de um estudo feito por outra entidade, porquanto, se numa anterior reunião de Câmara tinham concordado com a contratação dos ITeCons, por parte da autarquia, nesta data, sabendo que tal entidade já tinha sido previamente contratada pelo dono da obra onde se realizou a escavação, entendem, por razões óbvias, que os residentes da Quinta de S. Luís e os habitantes vizinhos da referida urbanização, dos maiores contribuintes para as finanças municipais, merecem que seja contratada uma entidade independente, tal como o LNEC para se averiguar das causas do referido acidente ou deslocamento de solos.
Mais esclareceram que a presente posição nada tem a ver com a actuação da CM após o conhecimento do dito acidente, em particular nada têm a apontar à actuação do Presidente da CM, enquanto responsável máximo concelhio da protecção civil, concordando com os termos e conteúdo da Declaração da Situação de Alerta emitida e de que estava a ser dada conhecimento ao executivo. 
O Presidente da CM de Montemor-o-Velho, esclareceu que a autarquia, nada mais irá fazer, para além das medidas já tomadas, assegurando ainda, o acompanhamento necessário e adequado à situação e que tal estudo independente deverá ser contratado pelos moradores afectados.

Artigo no jornal As Beiras:
http://www.asbeiras.pt/2010/11/oposicao-de-montemor-defende-intervencao-do-lnec-em-pereira/

Artigo no jornal Público

http://www.publico.pt/Local/relatorio-sobre-desmoronamento-de-predios-em-montemorovelho-inconclusivo_1466408

1 comentário:

  1. Concordo plenamente com a posição tomada pelos vereadores do PS. Mas é lamentável todos estes parcialismos em estudos tão importanes para a segurança de pessoas qu investiram no património lesado e vêm agora alguêm ser parcal e prejudicar a sua estabilidade e segurança habitacional e patrimonial.

    ResponderEliminar