terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Montemor-o-Velho pode conhecer novas cheias idênticas às de 2001

Sem alarme, existe a possibilidade real e concreta que possa vir a ocorrer uma cheia no Baixo Mondego com caudais idênticos ou superiores a 2001, quando esta zona foi tragicamente inundada, provocando avultados prejuízos materiais, conforme concluíram vários palestrantes, na reunião do Conselho Municipal de Segurança (CSM) de Montemor-o-Velho ocorrida no dia 28/01/2011, data em que passavam, precisamente, dez anos sobre as cheias de 2001, onde, em particular, o Prof. Pedro Proença Cunha, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, alertou para as consequências de uma nova inundação.
Este alerta, que deve ser encarado sem pânico, com serenidade, é feito no sentido de que todos os habitantes, utilizadores e autarcas  de zonas inundáveis no Baixo Mondego, devem manter uma cultura de cheia, que entretanto se perdeu, pois as obras hidrográficas do Baixo Mondego, instituíram na mente das pessoas uma crença de absoluta segurança, que na prática, não é bem verdade.
As cheias centenárias são uma realidade, existem, vão ocorrer novamente, desconhece-se, tão somente, quando, e em que grau de grandeza ou perigosidade.




Sem comentários:

Enviar um comentário