quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL

Feliz Natal a todos os meus amigos e suas famílias!

Um abraço do tamanho do mundo a todos...

Relatório interno de acompanhamento de Saneamento Financeiro do Município de Montemor

Foi dado a conhecer o relatório semestral  intercalar (com auditoria interna até final de Agosto de 2010), com vista a averiguar e fazer o acompanhamento da situação financeira da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, elaborado por entidade externa ao Município a pedido do seu executivo, no âmbito do Plano de Saneamento Financiamento (PSF) visado pelo Tribunal de Contas em 05/08/2009.
Como se pode verificar pelas suas conclusões "continua a verificar-se uma tendência desfavorável para o cumprimento dos objectivos do PSF, nomeadamente para a redução do endividamento líquido e de médio e longo prazo".
Tal situação, deve-se ao facto de não se terem obtido poupanças com a contenção de custos, entretanto implementadas (!!!), bem como, da diminuição de proveitos, diga-se receitas, e ainda receitas de extraordinárias com alienação de património.
Na passada reunião de CM os vereadores do Partido Socialista, votaram contra este relatório, porquanto, pois em face dos factos por ele relatados, as conclusões do mesmo, nunca deveriam ser estas!
A solução financeira do Município de Montemor-o-Velho passará agora pela cedência da exploração das águas e saneamento à empresa Águas do Mondego, facto sempre contestado por esta maioria política PSD/PP!


Câmara de Montemor com auditoria financeira de acompanhamento da IGF

Iniciou-se em 09/12/2010, na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho a auditoria financeira de acompanhamento ("follow up"), levada a cabo pela Inspecção Geral de Finanças (IGF), na sequência do relatório nº 1673/2009, por se ter ultrapassado nesta autarquia os limites de endividamento líquido nos anos de 2007 e 2008, em pelo menos, 10%. Foi aí detectada uma situação de grave desequilíbrio financeiro da autarquia do final do triénio de 2006/2008, e verificadas algumas irregularidades nos procedimentos financeiros internos.
 Esta auditoria de acompanhamento, já estava prevista nesse relatório e visa comprovar se o Município de Montemor-o-Velho está a adoptar as recomendações aí proferidas.
Contrariamente ao que algumas pessoas da maioria PSD/PP vêm propalando, tudo isto não é uma situação normal, porquanto, nada disto existiria se tivesse havido o devido respeito e cumprimento pela legislação em vigor e se a situação financeira do Município de Montemor-o-Velho não tivesse chegado ao ponto de desequilíbrio grave a que chegou!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

APROVADA NOVA PROPOSTA DE QUADRO DE PESSOAL PARA A CÂMARA MUNICIPAL

No passado dia 6/12/2010, em reunião na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho(CM) foi aprovada, por maioria, com duas abstenções dos vereadores do Partido Socialista, uma  nova proposta do quadro de pessoal para esta autarquia, com um corte real e efectivo no número de lugares disponíveis... A CM tinha de tomar medidas concretas e urgentes neste particular sector... A despesa corrente tem de ser reduzida, assim impõe a Tutela ...
Segundo os vereadores do PS, existe uma tentativa séria de redução e melhor adequação do referido quadro de pessoal à realidade actual, e " quem gere a equipa de trabalho, é a força política que está em maioria no executivo", justificando-se assim a sua abstenção.


Para ver a proposta de  quadro pessoal completa:

Orçamento e GOP para 2011 da Câmara de Montemor-o-Velho, com corte de 12%

No passado dia 06/12/2010, em reunião de Câmara Municipal (CM), os vereadores do Partido Socialista votaram contra o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2011 da CM de Montemor-o-Velho. Já seria previsível um orçamento de rigor, depois das recomendações do Tribunal de Contas e da Inspecção Geral de Finanças, que deram origem a cortes nas verbas transferidas pela Administração  Central, a que acresceram, as restrições e corte nas receitas advindo do Orçamento Geral do Estado para 2011, com as medidas anti-crise.
No entanto, feita uma análise ao documento financeiro sujeito a votação, cedo se percebeu que a soma da despesa corrente do Município nas três rubricas “Pessoal”, “Aquisição de Bens e Serviços”e “Serviço da dívida”, logo ultrapassava a receita corrente, diga-se aliás, prevista de forma muito optimista, quase irrealista, conforme foi denunciado pela oposição.
Mais foi notado um conjunto muito alargado de obra, financiada pelo QREN, mas que tem de ter financiamento próprio da autarquia, tendo-se constatado facilmente que esta não gera ou liberta qualquer verba em receita corrente para financiar com capitais próprios tais investimentos, tendo de recorrer à venda de "Bens de Investimento" (património) para colmatar uma pequena parte daquilo que será acrescentado ao enorme Passivo actual da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
Foi igualmente denunciado a enorme e descabida verba prevista para elaboração de projectos a contratar fora, pois em dois anos prevê-se gastar mais de 1,3 milhões de euros!
A oposição manifestou-se contra a construção do ascensor mecânico e alargamento da Piscina  Municipal em Montemor-o-Velho, qualquer uma das obras custará mais de um milhão de euros, mas mais grave do que isso, será a factura a pagar pela sua manutenção mensal.
Houve protesto firme da oposição em relação aos cortes às Associações e entidades que prestam serviço social no concelho.
Foi deixado o alerta, mais uma vez, para o facto de que se tem de começar a pensar em investimento concreto na manutenção e requalificação das redes de abastecimento/distribuição de água no concelho, aproveitando os financiamentos comunitários nesta área, mesmo antes de se actualizar os preços da água para os Munícipes.
 Pelas previsões orçamentais corrigidas para 2010, vislumbra-se novo aumento do passivo da Autarquia para este ano em curso,  e igualmente, caminhamos em passos certos e determinados para acontecer o mesmo em 2011, pois este orçamento enferma dos mesmos problemas e vícios do anterior.
"O corolário lógico desta política, consubstanciada neste orçamento, será atingido nos próximos dois a três anos com uma vaga de inaugurações onde os actuais dirigentes políticos aparecerão todos sorridentes proclamando a modernidade conseguida para o concelho e auto-elogiando a sua visão e capacidade política… No entanto, quem pagará a factura de tal vaidade no futuro? Os vereadores do Partido Socialista, não concordam com o velho lema bem português: “Quem vier depois que feche a porta!...” conforme afirmaram em Declaração de Voto sobre estas GOP para 2011.






No Diário "As Beiras"


domingo, 5 de dezembro de 2010

A agenda 2011 - "PEREGRINAÇÃO" - (INCM, CMMV)

A  Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) em colaboração com a Câmara Municipal de Montemor lançou uma Agenda de 2011 "irreverente" e "inédita" tendo por tema a obra "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto, no seguimento das comemorações dos 500 anos do seu nascimento.
  A  coordenadora do científica projecto é  Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões.
O design e grafismo é de Henrique Cayatte, e ainda inclui ilustrações do arquiteto macaense Carlos Marreiros, onde o cronista do século XVI aparece retratado "como 007, um espião" ou uma personagem "com muitos olhos". 

sábado, 4 de dezembro de 2010

Festa de Natal de Liceia

Mais uma festa de Natal promovida pela Junta de Freguesia de Liceia, com a colaboração das professoras, mães e avós de Liceia, e dos muitos meninos que deram cor e muita alegria à festa, amplamente participada pela população. Seguiu-se o tradicional almoço de Natal, como sempre muito bem servido e do agrado de todos.


 

Um brinquedo... Mil sorrisos MONTEMOR SO(u)LIDÁRIO

Um natal muito especial para alguns idosos e crianças carenciados de Montemor-o-Velho. Org. da Câmara Municipal com colaboração das Escolas, Juntas de Freguesia, IPSS's e comerciantes do Concelho.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Limpeza na Carapinheira (no Correio da Manhã)


O Agrupamento de Escuteiros 1207, da Carapinheira (em Montemor-o-Velho) promoveram uma acção ambiental. Deitaram mãos à obra, limparam e recolheram lixo em vários locais da freguesia.

Unaninidade em Montemor-o-Velho, entre o PSD/PP e PS, contra o PROT-C

Ontem, 29/11/2010, em reunião de Câmara, tanto o Presidente da CM, como os vereadores da oposição, deram parecer negativo ao Plano Regional do Ordenamento do Território - Centro, actualmente em discussão pública, denunciando as suas ostensivas debilidades e lacunas, tanto em relação ao concelho, como na região. Definitivamente este instrumento de ordenamento do território não valoriza o Baixo Mondego e reafirma a perda de importância de Coimbra, arrastando consigo os concelhos limítrofes.
Foi igualmente aprovado um novo modelo de organização funcional para a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que permitirá no futuro, uma melhor prestação de serviços, na perspectiva do atendimento mais eficaz e efectivo do cidadão, com recurso a soluções modernas e inovadoras. Foi dado um novo relevo e prioridade ao sector da cultura, educação e do desporto.


No Jornal As Beiras


domingo, 28 de novembro de 2010

sábado, 27 de novembro de 2010

22º Aniversário da LACAM

Em mais um Aniversário da LACAM, o seu mais recente grupo de cantares, com as tradicionais "Tricanas" da Carapinheira.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Relembrando - "Peregrinações" nas ruas de Montemor-o-Velho

Relembrando um excelente trabalho teatral feito em Montemor-o-Velho para comemorar Fernão Mendes Pinto...


Na RTPn (carregue no link)


Artes & Espectáculos - "Peregrinações" nas ruas de Montemor-o-Velho - RTP Noticias, Vídeo

Tribunal de Contas reprova contas da CM de Montemor-o-Velho

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, nos anos de 2006 e 2007 excedeu o limite de endividamento em 5,2 milhões de euros e 7,6 milhões de euros, respectivamente, para além de algumas irregularidades, cometidas nomeadamente, o empolamento das receitas expectáveis, para contrair despesa que nunca seria coberta pela receita,  detectadas pelo Tribunal de Contas em relatório recentemente emitido. Relembre-se que os vereadores do PS sempre votaram contra as contas apresentadas pela maioria PSD/PP, e já ao tempo denunciavam este endividamento excessivo e preocupante da CM de Montemor-o-Velho.
Relembre-se que esta situação implica a imediata redução das receitas transferidas do Estado para a CM, a que acrescerão as recentes reduções na receita das autarquias determinadas pelo Governo neste orçamento de 2010 e PEC.
De nada valem as meras operações de cosmética na redução da despesa recentemente anunciadas para os Jornais publicarem notícias de uma eventual postura de vanguarda da CM em relação ao combate à actual crise económica portuguesa e internacional... É PRECISO ENCARAR O PROBLEMA DE FORMA MAIS SÉRIA E RESPONSÁVEL!
A crise financeira da CM de Montemor-o-Velho é muito anterior, nada tem a ver com a crise nacional e internacional em que vivemos, e estas medidas anunciadas não são voluntárias, mas impostas e incontornáveis... O actual executivo está obrigado pela Tutela a  fazer cortes na despesa... 
Lamenta-se é que quem vai pagar, desde já,  a crise financeira da CM de Montemor-o-Velho, sejam aqueles que mais precisam das verbas que lhe vão ser negadas e que mais trabalho fazem pelas comunidades em que se inserem... Juntas de Freguesia, Bombeiros, Associações e Instituições ligadas à área social...  Os Munícipes anónimos deste concelho!

A VERDADE TARDA, MAS NÃO DEIXA DE NOS VISITAR QUANDO MENOS SE ESPERA!

Os Munícipes de Montemor-o-Velho vão ser ainda mais penalizados que o resto dos portugueses!



Diário das Beiras
http://www.asbeiras.pt/2010/11/vereadores-executivos-de-montemor-notificados-pelo-tribunal-de-contas/

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Europaradise -- Montemor-o-Velho




Um belo trabalho da Prof. Anabela Roxo, do Instituto Miguel Torga, Laboratório de Jornalismo Televisivo, sobre um empreendimento, tristemente esquecido por todos, não fora, a persistência, teimosia e dedicação dos seus proprietários, Montemor-o-Velho não tinha este parque que tantas alegrias e diversão dá às nossas crianças!
Um local de visita obrigatória em Montemor-o-Velho... No próximo fim de semana, com a família

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vereadores do PS - Reclamam estudo independente em Pereira

Ontem, dia 22/11/2010, em reunião na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, os vereadores do PS, perante a apresentação do relatório preliminar do ITeCons, sobre o acidente ou evento ocorrido na Urbanização da Quinta de S. Luís, em Pereira, na primeira semana de Novembro, entenderam que as conclusões do mesmo, ainda que preliminares, eram insuficientes, mostrando a sua insatisfação perante o mesmo.  Reclamaram então, da necessidade de um estudo feito por outra entidade, porquanto, se numa anterior reunião de Câmara tinham concordado com a contratação dos ITeCons, por parte da autarquia, nesta data, sabendo que tal entidade já tinha sido previamente contratada pelo dono da obra onde se realizou a escavação, entendem, por razões óbvias, que os residentes da Quinta de S. Luís e os habitantes vizinhos da referida urbanização, dos maiores contribuintes para as finanças municipais, merecem que seja contratada uma entidade independente, tal como o LNEC para se averiguar das causas do referido acidente ou deslocamento de solos.
Mais esclareceram que a presente posição nada tem a ver com a actuação da CM após o conhecimento do dito acidente, em particular nada têm a apontar à actuação do Presidente da CM, enquanto responsável máximo concelhio da protecção civil, concordando com os termos e conteúdo da Declaração da Situação de Alerta emitida e de que estava a ser dada conhecimento ao executivo. 
O Presidente da CM de Montemor-o-Velho, esclareceu que a autarquia, nada mais irá fazer, para além das medidas já tomadas, assegurando ainda, o acompanhamento necessário e adequado à situação e que tal estudo independente deverá ser contratado pelos moradores afectados.

Artigo no jornal As Beiras:
http://www.asbeiras.pt/2010/11/oposicao-de-montemor-defende-intervencao-do-lnec-em-pereira/

Artigo no jornal Público

http://www.publico.pt/Local/relatorio-sobre-desmoronamento-de-predios-em-montemorovelho-inconclusivo_1466408

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O futuro à maneira grega

Achei muito interessante ... E decidi partilhar com todos... Os que querem ser portugueses e não gregos!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Festa da Juventude Socialista em Pereira


No passado dia 06/11/2010, o Secretariado da Juventude Socialista, liderado por Cláudio Dias, promoveu a Festa da Juventude de 2010, com várias actividades lúdicas e ainda um debate, subordinado ao tema "Empreendedorismo Jovem", que contou com a presença do Eng. João Dinis,  (empresário e consultor) , José Charro (mestre em desporto e empresário), Mário Ruivo (Presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS), Mário Paiva (Representante do Secretariado Distrital da JS Coimbra) e de Emílio Torrão (Presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Montemor-o-Velho), salientando-se a elevada qualidade de todas as intervenções, que em conjunto com as demais actividades, elevaram o evento para um patamar de excelência, que muito dignifica a actividade política dos Jovens Socialistas do concelho, afirmando a capacidade de iniciativa da JS local e ainda, demonstra inequivocamente, a sua capacidade de manter uma agenda política autónoma, com actividades formativas para os jovens do concelho. Por certo,  os estímulos e informações que as intervenções dos intervenientes pretenderam transmitir, irão dar os seus devidos frutos no futuro, sendo esse o caminho e o exemplo a seguir para as futuras actividades políticas destas organizações políticas de juventude.
Destaque também, para a presença de inúmeras jovens mulheres socialistas e pelo grande desempenho da Diana Andrade na organização do evento.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Presidente da CM de Montemor anuncia cortes na Despesa

Dia 25/10/2010, em reunião de Câmara Municipal (CM) de Montemor-o-Velho, os vereadores do Partido Socialista, perante a informação do Senhor Presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, que previa cortar mais de 500.000,00 € na despesa no próximo orçamento municipal, incidindo tais cortes, principalmente, nas dotações reservadas às colectividades do concelho, apoio social, Bombeiros,  Festas, telefones, iluminação pública e Juntas de Freguesia, afirmaram a sua concordância de princípio em relação à previsão de cortes na despesa do próximo orçamento, em face da crise financeira do país, da própria situação financeira do Município, das reduções previstas nas transferências de receita da Administração Central (Penalização por se ter ultrapassado o limite de endividamento e do próprio orçamento de estado 2010 ainda em fase de aprovação), MAS ALERTARAM PARA O FACTO DE QUE TAIS CORTES NA DESPESA DO MUNICÍPIO NÃO DEVIAM SER MERAMENTE CONSEQUENCIAIS OU CONJUNTURAIS (em face dos cortes nas transferências da Administração Central), MAS ANTES REDUÇÕES NA DESPESA ESTRUTURAIS  (ou seja, aquela despesa fixa e que habitualmente gera os passivos que a CM de Montemor-o-Velho tem vindo a acumular nos últimos anos e que é importante e essencial corrigir), salientando a importância que tem o estudo em curso para a reforma da Organização funcional e  dos Recursos Humanos a cargo da Faculdade de Economia de Coimbra. MAIS CHAMARAM À ATENÇÃO PARA O FACTO DE QUE AS TRANSFERÊNCIAS PARA AS JUNTAS DE FREGUESIA SÃO FEITAS NO ÂMBITO DE UMA TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS DA CM PARA ESTAS, PELO QUE, COM A REDUÇÃO DAS REFERIDAS VERBAS, DEVERÁ SER ALTERADA A TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS PARA AS MESMAS, por forma a garantir que os serviços públicos  visados sejam  garantidos, NOMEADAMENTE PELA CM. Também foi manifestada a preocupação com o corte radical  e imediato na despesa com as colectividades, que legitimamente estavam a contar com tais apoios para a sua actividade normal.

http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=9629&Itemid=135

Centro Educativo de Montemor-o-Velho - Pré-Escolar e 1º Ciclo

Dia 25/10/2010, em reunião de Câmara Municipal (CM) de Montemor-o-Velho, os vereadores do Partido Socialista, apesar de reconhecerem a excelência da Obra, considerada no seu conjunto, do Centro Educativo de Montemor-o-Velho, em face da entrada em funcionamento do mesmo, reclamaram e chamaram à atenção para algumas anomalias que se têm verificado no sector do Pré-Escolar e 1º Ciclo, da responsabilidade da CM nomeadamente, a ausência de qualquer sistema de ventilação/ar condicionado para as salas de aula, o que provoca um aquecimento intolerável das mesmas em dias de calor, devido ao facto de a solução construtiva adoptada usar grandes envidraçados, com forte exposição ao sol, provocando nas crianças choques térmicos, quando  vão à rua nos intervalos, bem como, não existe no edifício um gabinete para atendimento dos pais e para consultas em privado por parte de técnicos de saúde (poderia ser polivalente para os dois tipos de utilização), e ainda, a sala de professores existente é de tal forma exígua que não serve para os fins a que se destina.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Festas de Pereira

No passado dia 17/10/2010, estivemos presentes na Sessão Solene das Festas da Vila de Pereira, no âmbito das "Comemorações do 19º Aniversário da Reelevação a Vila da Freguesia de Pereira", que ocorreu na sede da Junta de Freguesia daquela Vila e que contou com a presença do  Presidente da Câmara Municipal, do Adjunto do Senhor Governador Civil (Dr. António Sérgio), do Presidente da Assembleia de Freguesia,  do Presidente da Junta de Freguesia, Vereadores, Deputados Municipais e demais Ilustres Pereirenses  Foi uma honra participar em tal evento, tão importante para os Pereirenses, bem como, foi gratificante ouvir os intervenientes em tal sessão, nomeadamente, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia  que de forma firme e irreverente, foi reclamando as devidas soluções para os inúmeros problemas que afligem os seus Munícipes, muito em particular, o alargamento da "Ponte do Paço", facto que muito nos preocupa e que é urgente resolver.


Novos campeões nacionais de triatlo em Montemor-o-Velho

Duarte Marques e Mariana Costa sagraram-se, dia 17/10/2010 campeões nacionais de triatlo.
Os atletas do Águias de Alpiarça e do CT Fundão, respetivamente, alcançaram a distinção nas provas disputadas em Montemor-o-Velho.
O atleta de Rio Maior, que deixou João Pereira (Alhandra) e Ruben Costa (Sporting) na segunda e terceira posição, venceu a prova isolado e sucedeu ao ausente Bruno Pais (Benfica).
No setor feminino, Mariana Costa bateu Maria Areosa (Olímpico de Oeiras), segunda classificada, e Bárbara Clemente (Olímpico de Oeiras), que ficou no terceiro lugar.

 Notícia extraída do Diário "As Beiras.pt"


terça-feira, 19 de outubro de 2010

Inauguração de Instalações da Cofanor

Hoje, 19/10/2010, 17:30, Parque de Negócios de Montemor-o-Velho, inauguração das Instalações da Cofanor, empresa com mais de 43 anos de existência a nível nacional... A Ministra da Saúde, Dr.ª Ana Jorge, destacou a importância do investimento, tanto para o concelho de Montemor-o-Velho, como para a região, salientando a forte componente tecnológica do projecto e o bom e relevante diálogo daquele grupo com o Ministério da Saúde. Seguiu-se visita às instalações, onde efectivamente se pode verificar a dimensão e grandeza do projecto e a grande componente de inovação tecnológica, confirmando ser uma mais valia a implantação deste empreendimento em Montemor-o-Velho.

 

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Espiral

Mandaram-me este poema para o meu email ... Fiquei impressionado!
Desconheço quem fez a adaptação ...



Primeiro levaram os judeus,
Mas não falei, por não ser judeu.
Depois, perseguiram os comunistas,
Nada disse então, por não ser comunista,
Em seguida, castigaram os sindicalistas
Decidi não falar, porque não sou sindicalista.
Mais tarde, foi a vez dos católicos,
Também me calei, por ser protestante.
Depois perseguiram os menos pobres, os remediados e os funcionários públicos,
Não protestei nada, porque não era, nenhum deles.
Depois levaram todos os outros,
Fiquei caladinho, para não darem por mim.

Então, um dia, vieram buscar-me.
Mas, por essa altura, já não restava nenhuma voz,
Que, em meu nome, se fizesse ouvir.

[Adaptação à actualidade de um poema de Martin Niemöller]


Versão Original

"Primeiro levaram os judeus,
Mas não falei, por não ser judeu.
Depois, perseguiram os comunistas,
Nada disse então, por não ser comunista,
Em seguida, castigaram os sindicalistas
Decidi não falar, porque não sou sindicalista.
Mais tarde, foi a vez dos católicos,
Também me calei, por ser protestante.
Então, um dia, vieram buscar-me.
Mas, por essa altura, já não restava nenhuma voz,
Que, em meu nome, se fizesse ouvir."
 
[Sermão do Pastor Martin Niemoller, geralmente com variações que fogem da forma original]

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Montemor-o-Velho apura Campeões Nacionais - Triatlo

"Uma semana mais tarde chega finalmente a hora de saber quem sucede a Bruno Pais e a Joana Marques como Campeões Nacionais de Triatlo 2010. Não havendo nenhuma prova internacional a decorrer em simultâneo com esta derradeira etapa são ainda mais os candidatos ao triunfo, tanto na prova como na classificação final do Campeonato.
O recentemente inaugurado Centro Náutico oferece excelentes condições, tanto aos praticantes como ao público que assiste à prova. Os percursos vão serpentear por algumas das principais artérias de Montemor-o-Velho." - O Jogo


http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHora_triatlomontemorcampeoes_131010_300388.asp

Propriedades do Vinho

Ora... Ainda bem para quem gosta de um bom vinho tinto!


Beba com moderação...

Montemor-o-Velho

Castelo de Montemor o Velho - Portugal

Endividamento da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

De acordo com os números oficiais, a autarquia de Montemor-o-Velho, que não tinha sido visada em 2006, apresentava, a 1 de Janeiro de 2008, um excesso de endividamento da ordem dos 7,4 milhões de euros, sendo obrigada, pela Lei das Finanças Locais, a reduzir esse valor no mínimo de 10%, no caso concreto, 773.935,57.

No final do ano, refere o despacho N.º 15197/2010, «o município de Montemor não só não reduziu em 10% o excesso de endividamento líquido (…), como agravou o incumprimento», com mais 1.258.426,40 euros.

Perante este cenário, a Secretaria de Estado decidiu reduzir em 10% a transferência do FEF prevista no Orçamento de Estado para 2010, «e seguintes, pelo número de duodécimos necessário até perfazer o montante de 1.947.254,97 euros».


Ver notícia completa no Diário de Coimbra

http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=9331&Itemid=135



Reunião de CM de 11/10/2010

Reunião de Câmara Municipal Montemor-o-Velho de 11/10/2010:
- Os Vereadores do PS reclamaram da situação do troço de estrada que liga a rotunda do CAR (Centro de Alto Rendimento) à Ponte das Lavandeiras, em Casal Novo do Rio, porquanto, o pavimento da mesma foi estragado pelas obras, foi consertado para a realização do Campeonato da Europa de Remo, e agora, desde algum tempo a esta parte o mesmo se apresenta cheio de enormes buracos, prejudicando os inúmeros utentes daquela estrada que merecem por parte da CM o devido respeito, devendo ser de imediato alterada a calendarização da obra, no sentido de dar prioridade à reparação de tal troço de estrada, como uma utilização diária de mais de duas ou três centenas de utentes;
- Os Vereadores do PS declararam que vão estar presentes no dia 19/10/2010, pelas 17:00 horas na Inauguração Oficial do armazém da Cofanor, Montemor-o-Velho, presidida por Sua Excelência a Ministra da Saúde, Drª. Ana Jorge, destacando que encaravam esta visita de um membro do governo aquelas instalações, como uma mais valia merecida para tal evento da Cofanor e para um importante investimento particular neste concelho, salientando o sentido de oportunidade da Srª Ministra, referindo ainda, que esta é a agenda política que os vereadores reconhecem de interesse para o concelho.

Vereadores do PS - Protestam com vinda de Secretário de Estado

Os vereadores do PS na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, assumiram publicamente uma posição de protesto, contra a vinda do Secretário de Estado Paulo Campos à inauguração do Centro Educativo de Montemor-o-Velho no passado dia 05/10/2010, argumentando que não concordavam com tal agenda política.
Em particular, cumpre destacar que tal Centro Educativo ainda não está concluído, mantém-se em obras, em paralelo com as aulas, tendo o refeitório sido instalado em contentores exíguos, o que conta com o completo desagrado dos pais dos alunos.
Para além disso, não se vislumbra qualquer sentido para esta inauguração apressada e antes de tempo, senão o cumprimento de outras agendas políticas.

Eleições Federação PS/Coimbra-Montemor-o-Velho

Eleições para a Federação de Coimbra - Concelhia de Montemor Resultados:
Mário Ruivo - 248 votos
Victor Baptista - 189 votos
Parabéns aos vencedores, obrigado pelo empenho dos vencidos!